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Modelo para carros, com tração 4×2 dianteira ou traseira, de sistema inercial de 2 rolos com freio eletromagnético, que possibilita uma carga adicional ao sistema, permitindo um ajuste mais fino na calibração de um veículo.Equipamento apto para medições de veículos de 10 à 1500HP.O travamento de torque admissível é de até 1.600 Nm. e em qualquer faixa de RPM.Possibilita também o travamento por RPM ou velocidade.Permite o ensaio em um percurso, simulando o aclive do traçado.Através da normas ABNT para emissão de poluentes inclusas no software, é possível a checagem do veículo e com o auxílio de um analisador de gases, testar os níveis emitidos.Com o software Dynotron, é possível a elaboração de um percurso configurável, possibilitando a configuração personalizada do mesmo.Dentro deste percurso é possível calibrar a aceleração e desaceleração, bem como a frenagem automática pelo software, permitindo testes de TAP (Testes Automáticos de Percurso).
ITENS QUE ACOMPANHAM O EQUIPAMENTO:
ESPECIFICAÇÕES:
Com suas dimensões reduzidas e facilidade de uso, este é o equipamento ideal para usar na oficina, inclusive para integrar uma unidade de diagnóstico ou uma linha de testes de veículos. O funcionamento da versão inercial é baseado no cálculo das acelerações que o veículo imprime à massa do volante do dinamômetro. Este sistema é usado para medir potência, torque, velocidade e regime de rotações do motor. Além disso, permite avaliar de forma simples e rápida a precisão do velocímetro de bordo. As versões abaixo, com dois rolos, oferecem funções e programas adicionais que permitem realizar testes de diagnósticos mais aprofundados. O sistema Dynotron permite realizar testes em veículos de alto desempenho (potência máxima no eixo de 400 kW, velocidade máxima de 300 km/h) graças ao uso de componentes de alta tecnologia e rolamentos de alto desempenho.
Os testes de funcionamento suportados pelo sistema Dynotron através do uso do freio de correntes parasitas (freio eletromagnético) permitem coletar dados que serão processados pelo software, para apresentar as seguintes informações:
• Testes de durabilidade e desenvolvimento de peças; • Procedimentos de regeneração de filtros de partículas; • Testes de consumo de combustível; • Procedimentos de pesquisa e desenvolvimento no veículo; • Verificações do funcionamento do equipamento e controle de qualidade; • Simulação de corridas e circuitos; • Simulação de arrasto aerodinâmico (com freio eletromagnético); • Teste de desempenho e ajustes; • Teste de aceleração e desaceleração automática (com freio eletromagnético); • Circuito para emissão de poluentes; • Potência na roda; • Potência no motor; • Potência em tempo real na tela (com freio eletromagnético + célula de torque); • Potência em desaceleração (potência real no motor); • Travamento por RPM e por velocidade (para mapeamentos em tempo real) (com freio eletromagnético). • Aceleração automática do veiculo, um sistema programável autônomo de aceleração. • Frenagem automática, um sistema programável autônomo de frenagem (com freio eletromagnético).
Todos os dinamômetros da linha Dynotron 2R2016 e 2R2016F são mecanicamente projetados para se adaptarem a quaisquer condições de carga com peso máximo de 2.500 kg por eixo, e são equipados com um sistema pneumático de bloqueio dos rolos. A parte elétrica e eletrônica de gestão do funcionamento do dinamômetro é comum a todas as versões e está reunida em um quadro elétrico, enquanto que a gestão e o controle do software são feitos através de computador. Os dados adquiridos durante as fases de teste podem ser complementados pelos parâmetros adicionais fornecidos por dispositivos como o sistema de aquisição de dados digital e o kit de medição do valor lambda da banda larga de dois canais separados. Os dados de medição são coletados e padronizados através de uma estação meteorológica e barométrica integrada de acordo com as seguintes normas: DIN 70020, ISO 1585, SAE J1349, JIS D1001. Por último, o ventilador, tem particular importância, uma vez que evita o aumento da temperatura do ar admitido e o superaquecimento do motor, situações que resultariam em adulteração dos valores de potência do veículo testado. O ventilador pode ser ligado a um inversor que liga a velocidade do ar à do veículo em teste, para simular melhor as condições de circulação em estrada.
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